O som de sua obra ressoa como uma orquestra de flautas, alfaias e zabumbas.
Natural de Guaramiranga, Vanildo Franco mora e desenvolve trabalhos de construção de instrumentos de percussão no seu ateliê Atos Percussivos, bem como na Lutheria da Escola de Música de música de Guaramiranga. É fundador da Pifarada Urbana e desenvolve formação da arte do pífano na cidade de Fortaleza, membro da Banda Dona Zefinha e do grupo Pife pro Mundo.
A Atos percussivos nasce no ano de 2011 através do sonho de Vanildo Franco de ter uma espaço de produção de instrumentos artesanais em que também fosse possível hospedar pessoas interessadas em aprender a construir seus próprios instrumentos de alta qualidade.
Atualmente o espaço se dedica na produção de instrumentos de percussão, como caixas, repiques, zabumbas, alfaias, tambores de chão, instrumentos para musicalização infantil e a produção de seus famosos pifes artesanais feitos com a matéria prima da Tacura, gramínea nativa da serra de Baturité.
Tem como principal objetivo construir instrumentos artesanais de alta qualidade, pois acredita que assim pode contribuir para a valorização da cultura brasileira e também dos saberes populares, ajudando a manter a arte da confecção de instrumentos artesanais, contribuindo de forma concreta para a perpetuação da arte e produção de instrumentos artesanais brasileiros.
A Atos Percussivos está no mercado desde janeiro de 2011, quando foi formalizada como empresa e passou a expandir a produção de seus intrumentos artesanais para outros estados e posteriormente para latitudes ainda mais distantes entre países da Europa, das Américas do Sul, Estados Unidos e Canadá.